Desenvolvendo com APIs
Hoje quando falamos em desenvolvimento de software não podemos deixar de lado as APIs , com o avanço das tecnologias e o processo de Agilidade dentro da construção de novas aplicações, o tempo para a construção de uma aplicação foi totalmente encurtado e isso só foi possível graças a reutilização de uma aplicação em outra. Hoje, é indispensável para um desenvolvedor o conhecimento e a utilização desta ferramenta, desta forma vamos compreender melhor o seu funcionamento.
Imagine que você está em uma lanchonete com os amigos, o salão é a parte do Front-end, a cozinha é o back-end e o garçom que esta servindo vocês é a API, desta forma o garçom tem uma função de 'ponte', ele recebe o seu pedido e leva para a cozinha que, por sua vez, prepara o seu pedido entrega para o garçom que leva até você.
Observe que o ambiente do Front-end precisava de algo que o back-end podia oferecer e isso foi solicitado através de uma API. Entretanto as APIs podem fazer outros trabalhos, um back-end poderia precisar de uma aplicação desenvolvida por uma outra solução back-end, desta forma as APIs tem uma função de atender as mais diversas aplicações.
O valor das APIs hoje são imensuráveis, em muitas circunstâncias soluções são criadas para auxiliar outras podendo até se tornar a parte central na criação um software, como por exemplo um aplicativo de entrega que tem como base de localização, uma aplicação de GPS, desta forma para se cumprir a finalidade que é a entrega, se torna fundamental quem o GPS seja integrada ao app de entrega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário